Como as softs skills influenciam na inovação da advocacia?

Gisele Ueno, advogada, fundadora da Hi-LAW e cofundadora da Brainlaw, fala sobre a importância das softs skills para advogados e traz insights sobre como esses profissionais podem adquirir e aperfeiçoar essas competências.

Confira o episódio e entenda os benefícios das soft skills dentro das bancas!

 

Links mencionados:

Perfil LinkedIn Gisele Ueno: https://www.linkedin.com/in/giseleueno/

Hi-LAW: http://hi-law.com.br/

Brainlaw: http://www.brainlaw.com.br/sobre

Muito mais do que uma função, o Customer Success (CS) é uma metodologia capaz de trazer previsibilidade e proatividade para a construção de um atendimento diferenciado e de excelência ao cliente, com antecipação de processos e foco em entregas de valor.

Hiram Damin, head de CS na Jutsu Digital e autor do livro “Customer Success: O sucesso das empresas focadas em clientes”, fala sobre a importância da implementação da metodologia para escritórios de advocacia.

Confira o episódio e entenda a diferença do CS para o suporte e atendimento ao cliente e conheça as principais ferramentas para ajudá-lo no processo!

Se você gostou do episódio, conheça o curso “Manual do Customer Success”, promovido pelo Hiram, e ganhe 20% de desconto na inscrição!

Links mencionados no episódio:
Livro: https://amzn.to/3ixg8Hh
Curso: https://manualdocustomersuccess.com.br/

Como gerir a cultura de um escritório de advocacia?

Para falar sobre o assunto, o Juridcast recebe Ísis Fontenele, advogada de formação, fundadora da Performance Juris Consultoria, além de ser membro do conselho consultivo da Fenalaw e autora do livro Gestão da Cultura na Advocacia.

De acordo com a especialista, ao falar sobre cultura organizacional é importante ter em mente duas palavras: grupo e engajamento. Com isso, líderes poderão dar aos liderados um propósito – fundamental para a construção de uma cultura de colaboração. Ela também aborda a importância das “soft skills” dos advogados para além das competências técnicas.

Confira o episódio e entenda como é possível atuar sobre a gestão da mudança!

 

Links mencionados no episódio:

http://www.isisfontenele.com.br/

https://www.instagram.com/isispfontenele/

https://www.amazon.com.br/Gest%C3%A3o-cultura-advocacia-eficazes-empreendedor/dp/8584612068

Apesar de funcionar como um dos termômetros para avaliar a reputação das bancas, os rankings jurídicos ainda suscitam inúmeras dúvidas entre os escritórios e advogados.

É preciso estar presente em todos os guias disponíveis no mercado? A metodologia aplicada pelas empresas responsáveis é falha? Como aumentar a participação do escritório?

Para responder essas perguntas, o novo episódio contou com a colaboração de André Porto Alegre, jornalista, publicitário, consultor e CEO da Law Consulting, especializada em Gestão Legal.

Confira o episódio e entenda o mundo dos rankings jurídicos!

Nesta semana, Fernando Viberti, sócio-fundador da Conteúdo Online, empresa pioneira em marketing de conteúdo, fala sobre como o planejamento de conteúdo pode ajudar o seu escritório a se diferenciar em sua estratégia de marketing e comunicação.

Fernando também é líder do Comitê de Marketing de Conteúdo da Abradi Nacional e coautor do guia de marketing de conteúdo da mesma associação. O guia está disponível no site Abradi pra download gratuito.

Confira o episódio e entenda como construir diferenciais a partir da estratégia de planejamento de conteúdo!

Christiano Xavier,  advogado com larga experiência em grandes escritórios e departamentos jurídicos e fundador da Future Law e da Legal Service Design (LSD), consultoria e estúdio pra inovação no mercado jurídico, fala sobre as principais tendências para o Direito em 2021.

Além de trazer um panorama da evolução da advocacia, o episódio desta semana aborda os modelos de negócios existentes e suscita discussões acerca do uso de timesheet por advogados, a necessidade de estruturas físicas luxuosas por parte dos escritórios, as principais tecnologias que estão promovendo disrupção na advocacia e questiona, ainda, o papel das bancas e dos advogados a partir dessa nova década que se inicia agora.

Confira o episódio e fique por dentro das principais tendências para o mercado jurídico!

A nova temporada do Juridcast está no ar!

Nos últimos anos, a maneira como as empresas se comunicam foi marcada por profundas transformações. Com o surgimento da internet, o uso massivo de redes sociais e diversos outros recursos tecnológicos, a comunicação institucional mudou muito.

Nesse sentido, uma dúvida ainda é muito recorrente diante de tantas mudanças: a assessoria de imprensa ainda funciona?

Para falar sobre o tema, Letícia de Nadai, gerente de comunicação, marketing e desenvolvimento de negócios no Cascione Pulino Boulos Advogados, aborda o papel da assessoria de imprensa para os escritórios de advocacia e traz importantes insights.

Confira o episódio e entenda como criar uma comunicação mais efetiva!

Existe uma profusão de rankings jurídicos, mas poucos possuem reconhecimento nos quatro cantos do planeta.

Neste seleto grupo, podemos mencionar a Learders League, um ranking jurídico internacional presente no Brasil desde 2015.

Para saber como funciona a Learders League Brasil, entrevistei o François Le Grand, Editor Executivo da Leaders League Brasil.

Confira o episódio e saiba como participar deste importante diretório jurídico.

 

Links mencionados neste episódio:

brasil@leadersleague.com

O universo jurídico passa por profundas transformações, mas como anda a inclusão das mulheres em cargos de liderança?

Para debater este assunto, entrevistei a Isabella Maciel de Sá, Regional Counsel da Abbott Brasil, além de ser cofundadora do Jurídico de Saias.

Confira este excelente bate-papo, que traz mensagens inspiradoras tanto para as mulheres, quanto para os homens.

 

*Para participar do Jurídico de Saias você precisa ser uma advogada forma que trabalha em uma empresa ou entidade privada.

Faça o seu cadastro pelo aplicativo.

Saiba mais aqui.

Tire suas dúvidas pelo e-mail ola@juridicodesaias.com.br

Compliance não é nenhuma novidade para os advogados e escritórios.

Porém, são poucos os escritórios que possuem uma política interna clara de compliance.

Neste episódio do Juridcast entrevistei o Gustavo Biagioli, que é Chief Compliance Officer, DPO e Diretor Jurídico interno do Demarest Advogados.

Um bate-papo imperdível, que coloca o compliance como um forte aliado na estratégia de diferenciação dos escritórios.

Confira o episódio!

O ranking Análise Advocacia 2020 acaba de sair com os nomes dos escritórios e advogados mais admirados do Brasil.

Mas como funciona este diretório jurídico?

Para saber todos os detalhes da Análise Advocacia 2020 entrevistei a Publisher da publicação, a Silvana Quaglio.

Neste episódio imperdível a Silvana fala como é feito o ranking, contando em detalhes a sua metodologia.

Confira!

Um escritório pode e deve valer-se dos meios de comunicação tradicionais para compartilhar conhecimento dos seus advogados e construir reputação.

Contudo, com o avanço tecnológico, essa não é mais a única forma de se comunicar.

Os escritórios de advocacia também são capazes de ser uma central de informações, pautando inclusive os jornalistas; com conteúdo aprofundado e inédito.

É essa a lógica, do Único, o portal de notícias do Mattos Filho.

Para conhecer mais este projeto entrevistei a Ive Lima, Diretora de Marketing e Comunicação do escritório.

Confira!

Os podcasts caíram na graça dos brasileiros e hoje existem podcasts dos mais variados assuntos, inclusive dentro do meio jurídico.

Mas afinal, por onde começar a produção de um podcast?

Neste episódio do Juridcast, entrevistei o Cassio Politi, um grande produtor de podcasts, que dá várias dicas sobre a produção de podcasts.

O episódio contém dicas para iniciantes, mas também traz insights para quem já possui o seu programa e busca melhorar a sua produção.

Confira o episódio!

2020 caminha para o final e já chegou a hora de se fazer o planejamento de marketing 2021.

Mas como fazer um bom planejamento de marketing jurídico?

Neste episódio do Juridcast, entrevistei o Marco Antonio Gonçalves, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios do Veirano Advogados.

Discutimos sobre a importância de se fazer um planejamento, o que considerar neste trabalho, quanto investir em marketing e muito mais.

Confira o episódio!

 

Episódio 17 – Os desafios de implementar um CRM no escritório (com Marco Antonio Gonçalves)

O Juridcast está de volta, com a sua quinta temporada!

Para abrir esta nova estação, vamos falar sobre inovação. Inovar no Direito se tornou quase um lema dos escritórios. Mas o que significa inovação na advocacia? Contratar um software de inteligência artificial? Praticar Legal Design? Jurimetria?

Para responder estas perguntas, entrevistei o Victor Cabral, especialista em inovação do TozziniFreire, que toca o Think Future, o programa de inovação do escritório.

Confira o episódio e entenda porque inovar é muito mais um estado de espírito do que simplesmente contratar ferramentas.

Links mencionados neste episódio:

Livro: Legal Upheaval: A Guide to Creativity, Collaboration, and Innovation in Law

Livro: Tomorrow’s Lawyers: An Introduction to Your Future

Existe uma fórmula mágica para ser bem ranqueado na Chambers & Partners? Neste episódio, Danielle Vidigal, que é consultora de diretórios e premiações jurídicas da Vidigal Marketing e já trabalhou na Chambers, fala sobre boas práticas e estratégias para fazer uma submissão que traga bons frutos.

Como reconhecer oportunidades no mercado jurídico?

O tema do JuridCast desta semana aborda como vender serviços jurídicos com um discurso comercial coeso e efetivo!

Neste episódio, quis saber um pouco mais sobre como os advogados podem propor uma melhor solução jurídica para seus clientes através do levantamento de dores e necessidades, além de muitas outras dicas e insights.

Para conduzir a discussão, entrevistei Bruno Strunz, CEO da PPV Law, advogado de formação e professor na Ibmec. Também é autor do livro “Como Vender Valor no Mercado Jurídico”, publicado em 2019 pela editora Figurati.

Confira!

No episódio desta semana, o JuridCast traz 5 insights sobre marketing jurídico! Hoje não temos convidados, mas temos um episódio rico em conteúdo para pôr em prática no seu dia a dia.

Depois de algumas observações e de muita vivência com os clientes aqui na Agência Javali, reuni 5 reflexões sobre marketing jurídico para te ajudar a inovar e manter a relevância nas redes.

Uma das reflexões que trago no episódio é sobre o Facebook. Ainda que muitas pessoas acreditem que Facebook não é mais relevante, é a rede social com mais usuários no Brasil. Em média, mais de 80% dos brasileiros usam o Facebook uma vez ao mês! O seu conteúdo tem o potencial de atingir muito mais pessoas se publicado nesta rede social – incluindo aí potenciais clientes.

Você não pode perder!

Afinal, existe vida fora dos escritórios de advocacia?

O tema do JuridCast desta semana aborda como os departamentos jurídicos podem gerar valor para as empresas!

Neste episódio, quis explorar um pouco a respeito do assunto sob o olhar de um diretor jurídico em uma grande empresa. Quais são e como se desenvolvem oportunidades para advogados dentro do ambiente empresarial? Como destacar-se e gerar valor dentro de um mundo corporativo que preza pelo pensamento inovador?

Para nos guiar na discussão, entrevistei Gianfranco Cinelli, diretor jurídico de uma grande empresa, dirigindo ainda a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Ele é, ainda, professor e cofundador do Jurídico Sem Gravata, uma iniciativa que visa desengravatar a advocacia.

Não perca!

O que os departamentos jurídicos avaliam antes de contratar escritórios de advocacia?

No episódio desta semana, quis saber um pouco mais sobre o assunto tendo o ponto de vista de uma executiva jurídica – por que departamentos jurídicos internalizam processos? O que as companhias valorizam na hora de escolher um escritório? O marketing jurídico tem atraído a atenção das empresas?

Para debater tudo isso, entrevistei Amira Chammas,  uma executiva com experiência em departamentos jurídicos de grandes empresas e que também já atuou em grandes bancas. Ela também é professora e co-fundadora do Jurídico Sem Gravata, uma iniciativa que visa desengravatar a advocacia.

Confira!

O que a advocacia avançou nos últimos 5 anos ela não evoluiu nos últimos 50!

Dentre as inúmeras evoluções, a maneira de comunicar a prática jurídica, seja para clientes ou ainda para o sistema judiciário, é uma das principais faces dessa mudança.

Conceitos de legal design e visual law estão cada vez mais presentes nas conversas de advogados.

Mas afinal, o que eles significam? Como praticá-los?

Entrevistei neste episódio do Juridcast o Alexandre Zavaglia, um dos pioneiros destes temas aqui no Brasil e que fala sobre a importância de uma comunicação simples e direta na advocacia.

Confira!

Links mencionados neste episódio:

https://bit.ly/31m8x7z
https://bit.ly/3l4vYtN

Alguns chamam de business development, outros de prospecção e outos ainda de desenvolvimento de negócios.
Um assunto que sempre foi tabu na advocacia começa a ganhar outra conotação à medida que a geração de negócios fica mais profissional nos escritórios e passa a depender menos dos sócios seniores.
Para falar sobre o assunto, tive o prazer de conversar com a Alexandra Maffra, uma profunda conhecedora do tema com larga experiência em empresas de serviços profissionais e grandes bancas jurídicas.
Neste episódio, falamos da diferença entre business development e marketing, das limitações éticas desta prática e como estruturar o BD (business development) em um escritório.
Confira!
Links mencionados neste episódio:
axmaffra@gmail.com

O processo da construção de reputação para um advogado e um escritório é complexo e apresenta vários caminhos.

Dentre as várias possibilidades, os rankings jurídicos são uma opção relevante. Mas como acompanhar os diferentes rankings nacionais e internacionais? Em quais se inscrever? Como ganhar destaque?

Para ajudá-lo a navegar melhor nesse universo, entrevistei Andréia Gomes, uma das maiores especialistas em marketing jurídico do Brasil.

Qual o impacto que uma gestão eficiente gera nos resultados de um escritório de advocacia?

É com essa pergunta principal que conduzi uma excelente conversa com o Mario Esequiel, grande especialista em gestão de escritórios, hoje consultor, autor de livro e ex-gestor do escritório Mattos Filho.

Neste episódio muito interessante o Mario fala sobre o papel dos sócios na gestão, a importância em se profissionalizar determinadas áreas, como a financeira e o marketing, indicadores de performance e muito mais.

Confira o episódio na íntegra!

Links mencionados neste episódio:

https://bit.ly/3fuXJZ5

Foi-se o tempo que atender bem o cliente era ser gentil no telefone, oferecer pequenos mimos ou ainda apresentar instalações agradáveis para recebê-lo.
O conceito de experiência do cliente mudou em toda a cadeia de prestação de serviços: vai desde o site da empresa, do tempo de espera no call center e até da maneira como a empresa lida com crises.
Se hoje somos mais exigentes como clientes, justamente por existirem empresas que “elevaram a régua” na prestação de serviços, podemos afirmar que esta regra se aplica também aos escritórios de advocacia.

Afinal, o que significa experiência do cliente na advocacia?
A Yasmin Gomes, da Legal Service Design, foi a minha entrevistada neste episódio.

Confira como é possível mudar a maneira de prestar seus serviços de uma maneira prática e que trará excelentes resultados.

Já é clichê que o mundo não será mais o mesmo após esta pandemia. A advocacia também não será a mesma.

Mas como aproveitar estes tempos de dificuldades, incertezas e muito trabalho para inovar na advocacia?

Neste episódio do Juridcast entrevistei o Gabriel Magalhães, um advogado que é empreendedor e inova no Direito através da Freelaw, uma lawtech que busca modernizar a maneira de contratação de serviços jurídicos.

Em um bate-papo bem legal o Gabriel falou sobre quais áreas do Direito devem ter suas demandas aumentadas na pandemia. Também falou de práticas jurídicas que devem sofrer retração.

Por fim, falamos como escalar a oferta de serviços jurídicos em um escritório e como funciona a Freelaw.

Confira o episódio!

Links mencionados neste episódio:

Freelaw – https://bit.ly/2YXj2vv

Lawyer to Lawyer – https://spoti.fi/2YmAjiG

No mês da visibilidade LGBT+ gravamos um episódio especial do Juridcast sobre a diversidade na advocacia.

Os escritórios estão se modernizando e cada vez mais existem programas de inclusão da causa LGBT+ nas políticas das bancas jurídicas.

Contudo, o assunto ainda precisa de muito debate e conscientização em todos os níveis dos escritórios.

Para falar deste tema tão importante com a gente, entrevistei a Lívia Moraes, que conta como é ser advogada LGBT+ dentro do meio jurídico e como pessoas e lideranças podem fazer da advocacia um meio mais acolhedor para esta bandeira tão importante.

Cada vez mais organizações olham para a diversidade com responsabilidade, assim como colaboradores e clientes procuram empresas para trabalhar ou fazer negócios que praticam a diversidade.

Na advocacia a diversidade também já está presente e o Trench Rossi Watanabe é um escritório que já olha para este conceito há mais de 50 anos.

Neste episódio do Juridcast entrevistei o Maurício Novaes, Managing Director do Trench Rossi.

O Maurício conta como surgiu o programa de diversidade no escritório e como ele evoluiu ao longo dos anos. Também nos traz os desafios de gerir um programa que está em constante evolução.

Confira!